Nos dias 27 de Fevereiro e 14 de Março, o CPPC - Conselho Português para a Paz e Cooperação, em parceria com a Universidade do Algarve, Associação Académica da UALg, o SPZS - Sindicato dos Professores da Zona Sul e o Cineclube de Faro levaram a cabo duas iniciativas inseridas na campanha, que está a decorrer por todo o país, Pelo Fim das Armas Nucleares, pela ratificação do acordo por parte do governo português.
No dia 27 de Fevereiro no Campus das Gambelas procedeu-se a uma sessão de esclarecimento seguida de debate que contou com a presença de Frederico Carvalho, físico e presidente da Associação dos Trabalhadores Científicos, Saúl de Jesus, professor doutor e Vice-reitor da UALg, Isa Martins do SPZS e Sofia Magalhães Costa membro do CPPC.
No dia 14 de Março, a sessão aconteceu no Campus da Penha, teve como elemento inicial o visionamento do filme documental, Contdown to zero de Lucy Walker, que se foca no armamento nuclear, levantamento histórico, consequências e termina com um apelo geral pelo fim das armas nucleares. nesta sessão esteve presente Carina Infante do Carmo, professora doutora na UALg, Isa Mateus do Cineclube de Faro e Sofia Magalhães Costa do CPPC.
Nas duas iniciativas os presentes participaram vivamente nos debates e subscreveram a petição que o CPPC está a promover para que Portugal subscreva o Tratado pela Proibição de Armas Nucleares.
Durante a última semana de Fevereiro na Biblioteca do Campus das Gambelas, e até dia 22 de Março na Biblioteca do Campus da Penha está patente uma exposição onde é dada a conhecer a história e actividade do CPPC, intitulada "Décadas de Luta pela Paz".