Há 50 anos, no dia 20 de julho de 1974, as forças militares turcas invadiram Chipre, na sequência do golpe de Estado perpetrado dias antes neste país, acontecimentos que tiveram o envolvimento da NATO. Desde então, a Turquia ocupa ilegalmente territórios cipriotas.
O
Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) reafirma a sua denuncia e condenação da ocupação turca de parte da República de Chipre – cerca de 37% do seu território –, assim como a expressão da sua solidariedade para com a determinada luta do povo cipriota pela reunificação do seu país e do povo, assente numa federação bicomunal e bizonal com igualdade política, de acordo com as resoluções pertinentes das Nações Unidas.
Nesta ocasião, o CPPC solidariza-se ainda com a ação do Conselho da Paz de Chipre em prol da concretização da aspiração do povo cipriota a um país livre de bases e forças militares estrangeiras no seu território.
O CPPC saúda o Conselho da Paz de Chipre, e através dele, o povo cipriota, confiante que pela sua perseverante luta concretizará a sua legítima aspiração à reunificação da sua pátria e à paz.
A Direção Nacional do CPPC
20 de julho de 2024